Então vamos ao que interessa, o planejamento de uma sequencia didática:

Selecione o texto como falamos aqui no início deste bate-papo, ai você me pergunta mas por que um texto?

Ah, esse já é a segunda parte da nossa atividade, quer começar do começo, clica aqui, volta um pouquinho, que eu fico te esperando.

Mas voltando, por que começar por um texto?

Porque o texto representa o inicio e a finalidade da aprendizagem da língua escrita, possibilita múltiplas habilidades de forma simultânea e integrada. Lembre-se sempre que: o desenvolvimento não se dá meta por meta, habilidade por habilidade, mas, de forma continua e integrada.

Vamos fazer uma atividade com parlenda

Segunda-Feira

1º momento – converse com as crianças sobre o que é parlenda, levante quais parlendas eles conhecem, pergunte qual eles mais gostam de recitar (neste momento muita atenção pois delas já pode retirar a próxima que irá trabalha com eles).

2º momento: apresente aos alunos a parlenda que irão estudar e recite ela aos alunos, registre com os alunos a parlenda de forma que visualizarem o que esta escrevendo e recitem juntos algumas vezes para que a memorizem e fixe ela na sala.

SUGESTÃO:

A ABELHINHA RAINHA

PARA A FESTA ESTÁ PRONTINHA

COROA NA CABEÇA

DEITADA NA FLORZINHA

Objetivo: consciência de rimas e despertar a atenção para correspondência entre sons das palavras e letras.

  • Identificar palavras que rimam e inferir que sons das palavras correspondem com as letras na escrita.
Terça-Feira

1º momento: perguntas de compreensão:

  • Você já viu uma abelha?
  • Quem é a abelha rainha?
  • Por que ela usa coroa? O que é coroa?
  • Será que ela esta cansada? Por isso ela está sentada na florzinha?
  • Qual é o som a que abelha faz? Vamos fazer também?

2º momento: desenhar uma abelha rainha e registrar a escrita de abelha.

Quarta-Feira

1º momento: retomar a parlenda realizar a leitura solicitando que eles prestem atenção nas palavras que rimam. (INHA)

  • Perguntar quais palavras acabam iguais? Conforme forem falando circule as palavras no texto com a ajuda dos alunos.
  • Registrar as descobertas no banco de palavras.

2º momento: utilizar a técnica do baú de ideias e registrar mais palavras que conheçam que rimem com INHA.

Quinta-Feira

1º momento: ler a parlenda apontado com o dedo e destacando os espações entre as palavras e a mudança de linhas em cada verso.

Chamar atenção as rimas que são iguais na fala porém de origem diferentes na escrita das palavras.

2º momento: reescrever a parlenda destacando com cor diferente as rimas

Sexta-Feira

1º momento: ler novamente a parlenda realizando o ajuste oral ao escrito

2º momento: propor atividade em que o aluno identifique quantos fonemas têm a palavra e aponte o fonema solicitado por você.

Esta é nossa sugestão, agora crie, melhore, e se mesmo assim precisar de algo mais, é só chamar por aqui.

E se quiser o material que foi usado, é so pedir aqui. Coloca seu e-mail, que já mandamos para você.

 

Gostou, compartilha com as profs amigas e amigos. Lembre-se de acessar o canal do Youtube, lá tem muita coisa boa!

Até mais 😉