Então vamos ao que interessa, o planejamento de uma sequencia didática:
Selecione o texto como falamos aqui no início deste bate-papo, ai você me pergunta mas por que um texto?
Ah, esse já é a segunda parte da nossa atividade, quer começar do começo, clica aqui, volta um pouquinho, que eu fico te esperando.
Mas voltando, por que começar por um texto?
Porque o texto representa o inicio e a finalidade da aprendizagem da língua escrita, possibilita múltiplas habilidades de forma simultânea e integrada. Lembre-se sempre que: o desenvolvimento não se dá meta por meta, habilidade por habilidade, mas, de forma continua e integrada.
Vamos fazer uma atividade com parlenda
Segunda-Feira
1º momento – converse com as crianças sobre o que é parlenda, levante quais parlendas eles conhecem, pergunte qual eles mais gostam de recitar (neste momento muita atenção pois delas já pode retirar a próxima que irá trabalha com eles).
2º momento: apresente aos alunos a parlenda que irão estudar e recite ela aos alunos, registre com os alunos a parlenda de forma que visualizarem o que esta escrevendo e recitem juntos algumas vezes para que a memorizem e fixe ela na sala.
SUGESTÃO:
A ABELHINHA RAINHA
PARA A FESTA ESTÁ PRONTINHA
COROA NA CABEÇA
DEITADA NA FLORZINHA
Objetivo: consciência de rimas e despertar a atenção para correspondência entre sons das palavras e letras.
- Identificar palavras que rimam e inferir que sons das palavras correspondem com as letras na escrita.
Terça-Feira
1º momento: perguntas de compreensão:
- Você já viu uma abelha?
- Quem é a abelha rainha?
- Por que ela usa coroa? O que é coroa?
- Será que ela esta cansada? Por isso ela está sentada na florzinha?
- Qual é o som a que abelha faz? Vamos fazer também?
2º momento: desenhar uma abelha rainha e registrar a escrita de abelha.
Quarta-Feira
1º momento: retomar a parlenda realizar a leitura solicitando que eles prestem atenção nas palavras que rimam. (INHA)
- Perguntar quais palavras acabam iguais? Conforme forem falando circule as palavras no texto com a ajuda dos alunos.
- Registrar as descobertas no banco de palavras.
2º momento: utilizar a técnica do baú de ideias e registrar mais palavras que conheçam que rimem com INHA.
Quinta-Feira
1º momento: ler a parlenda apontado com o dedo e destacando os espações entre as palavras e a mudança de linhas em cada verso.
Chamar atenção as rimas que são iguais na fala porém de origem diferentes na escrita das palavras.
2º momento: reescrever a parlenda destacando com cor diferente as rimas
Sexta-Feira
1º momento: ler novamente a parlenda realizando o ajuste oral ao escrito
2º momento: propor atividade em que o aluno identifique quantos fonemas têm a palavra e aponte o fonema solicitado por você.
Esta é nossa sugestão, agora crie, melhore, e se mesmo assim precisar de algo mais, é só chamar por aqui.
E se quiser o material que foi usado, é so pedir aqui. Coloca seu e-mail, que já mandamos para você.
Gostou, compartilha com as profs amigas e amigos. Lembre-se de acessar o canal do Youtube, lá tem muita coisa boa!
Até mais 😉