Fim de bimestre, hora de Replanejar, Repensar, Retomar

Começamos o segundo bimestre e já percorremos um pedaço da nossa missão. Já demos conta de um quarto do ano letivo e com isso chegou o momento de ajustarmos a nossa rota. Momento de revermos o que deu certo, agora no final do Bimestre e hora de Replanejar Repensar e Retomar

Devemos começar por reavaliar o que não deu certo e precisa ser revisto.

Precisamos reorganizar tudo o que a gente ainda precisa fazer nos próximos bimestres. Mas precisamos ter muita atenção com aquilo que não demos conta no bimestre anterior, ou seja, o que ficou para traz.

Sempre fica para trás algo que a gente não conseguiu dar conta. Isso é normal. A não ser que você seja muito organizada, muito cartesiana, mas sempre tem algum conteúdo ou algo relacionado a aprendizagem dos nossos alunos.

Por onde começar – Bimestre: Replanejar Repensar e Retomar

Um bom ponto para começarmos a nossa revisão, é o resultado da nossa avaliação bimestral. Ela é uma grande fonte de informações que podem nos ajudar a rever o que aconteceu no bimestre que passou, informações estas que;

  • ou nos mostram que os alunos aprenderam completamente o conteúdo estão dominando, está tranquilo e podemos avança, ou;
  • que nosso alunos ainda não alcançaram ou não dominaram totalmente um determinado conteúdo e precisamos rever este ponto.  

Então o que eu te dou de dica para período de início de bimestre:

Retome os conteúdos o qual eles não deram conta 100% ou não estão dominando totalmente para você poder avançar.

Vamos lembrar que a educação é uma engrenagem. Uma coisa depende da outra, então não adianta você correr com conteúdo se o seu aluno ainda não dominou totalmente, o início dele.

É como se você tivesse fazendo ele subir 3 degraus de uma vez sendo que ele ainda não subiu primeiro. Por isso precisamos REtomar, precisa REorganizar precisa identificar o que ainda não foi aprendido, para aí sim continuar avançando com os nossos alunos.

Se você seguirmos sem retomar esses assuntos, corremos sérios riscos, e isso pode acontecer com vc:

  • Podemos cair no erro de achar que não estamos dando conta da nossa sala de aula, porque os nossos alunos não estão avançando. E sabemos que isso ocorre sempre, nós nos cobramos demais.
  • Os alunos podem se desmotivar ou ter atitudes que não condizem com quem eles realmente são, porque eles não estão dando conta;
  • Podem deixar de  fazer a tarefa;
  • Começam a faltar;
  • Começam a aprontar na sala de aula;

Isso ocorre pelo seguinte motivo.

Eles querem chamar a nossa atenção de alguma maneira. (mas sabemos que e a maneira correta e mais efetiva que seria dando conta do conteúdo ele não está conseguindo). Então eles querem arranjar uma outra forma e isso começa a virar um grande problema para gente dentro da sala de aula.

Quando o aluno aprende, quando o aluno se desenvolve,  sua sala de aula anda muito bem mas se isso não ocorre teremos mais problemas.

Embora seja muito ruim, é muito simples de se entender.

Se eu estou dando conteúdo, se eu estou ensinando, se os meus alunos estão fazendo parte do processo de construção do conhecimento, se eles estão colocando em prática tudo o que eles estão aprendendo, logo minha sala de aula caminha com tranquilidade, na disciplina nas suas a exigências,  na realização das atividades no cumprimento dos prazos na entrega das tarefas, e isso ocorre porque ele está vendo o significado naquilo que ele está aprendendo, ele está se enxergando como parte principal do processo de ensino aprendizagem.

Caso isso não esteja acontecendo, nós precisamos verificar se é um problema aprendizagem ou de “ensinagem”, (não, essa palara não existe) mas é pra gente pensar. Será que é o que eu estou ensinando ou é como eu estou ensinando ou não?

Considerações finais

Para encerrar, eu sei que você vai ser cobrado para entregar o planejamento no papel, que sua coordenadora exige que tudo esteja perfeito e tudo mais. Eu tenho total consciência disso e sei também que você não vai deixar de fazer isso. Mas na sua rotina semanal no seu planejamento mensal você vai priorizar um momento de recuperação dos conteúdos que não foram aprendidos na sua totalidade. E fique tranquila você já tem uma justificativa do porque você está fazendo essa retomada de conteúdos. E eu tenho certeza que não tem como seu coordenador ou diretor te questionar a respeito disso. Uma vez que você está mostrando o porque você está fazendo isso e mais do que isso que você está se importando com aprendizagem de cada um dos tá querendo deixar ninguém para traz. Lembre-se Bimestre: Replanejar Repensar e Retomar.

Gostou, quer se aprofundar ainda mais, acesse https://www.kellysilvabarros.com.br/cursomk, e conheça o método que ja ajudou mais de 1000 professoras a alfabetizarem todos os seus alunos.

Conheça o meu canal, lá eu tenho muitas aulas, e clicando aqui, você encontra um vídeo sobre esse conteúdo.

Até mais